Mansplaining e Manterrupting: a importância de conhecermos novas palavras

Entendermos novas palavras e seus significados ampliam nossa visão de mundo e senso de pertencimento ao tempo presente.

Mansplaing e Manterrupting são palavras escolhidas com bastante frequência nos encontros que tenho feito. Uma minoria conhece seus significados e atribui grande importância a elas.

Mansplaining = Homem explicando, ou seja, quando um homem atropela a fala de uma mulher e passa ele a explicar algo que ela estava explicando.

Manterrupting = Quando um homem interrompe uma mulher, tomando para si a fala.

O momento em que todos ficam cientes de que existe uma palavra para nomear situações como estas é enriquecedor.  Em nossos grupos, estamos em ambiente “protegido”, ou seja, já combinamos previamente os códigos da boa conversa: ninguém interrompe ninguém, aceitamos pontos de vista diferentes, trocamos preconceitos por curiosidade e fazemos uma escuta ativa. A conversa flui de maneira positiva, orgânica e abrimos espaço para discutir temas sensíveis. Mas, no dia a dia, nem sempre é assim.

Em pelo menos 4 encontros mulheres compartilharam situações reais, mencionando serem interrompidas por homens em suas falas durante reuniões, uma situação que provoca desconforto. Já os homens mencionaram nem perceber esta atitude, não se dão conta deste fato mas, agora que conhecem o termo e suas implicações, prestarão mais atenção e tentarão evitar estas situações.

Já fizemos encontros entre pessoas de gerações bem diferentes, com visões totalmente distintas sobre o tema, com a possibilidade de entendermos diferentes pontos de vista.  Em outras situações ou ambientes menos “seguros” esta conversa poderia ter se encaminhado para um conflito ou um debate polarizado, terminando sem provocar um crescimento para nenhum dos participantes.

Mansplaining e Manterrupting vieram nomear uma questão contemporânea, fruto do empoderamento feminino que dá voz às mulheres e abrem espaço para questionarmos comportamentos que devem ser adequados ao espírito do tempo.

Em tempos onde compartilhamos carros, moradias, contatos, também compartilhamos inteligência. E boas conversas abrem espaço para a inteligência coletiva.

 

VAMOS JOGAR CONVERSA DENTRO?

Mansplaining e Manterrupting fazem parte da Caixeta Amarela do FikaConversas, à venda AQUI no site, é só clicar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *